quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Circo nº1 (1ª parte)


A revista CIRCO foi uma revista em quadrinhos que reuniu vários (e bons) desenhistas/roteiristas brasileiros em meados dos anos 80 (a nº1 é de 1986). Ao que parece foram publicados apenas 8 números.
A primeira história é um editorial que serve como introdução à nova publicação, por Luiz Gê!

Apesar de haver a afirmação (na página 5) de que "história em quadrinhos não tem nada a haver com charge política", o primeiro desenho da página 4 é uma charge política...

A primeira história, propriamente dita é do fantástico(a?) Laerte, que, pra mim, está ao lado dos maiores autores de quadrinhos do mundo! Nela, os Piratas do Tietê sequestram transeuntes incautos. Primeiro um economista, depois um publicitário e, por fim uma sexóloga. Não é das melhores histórias dos Piratas, mas é Piratas!!!


A segunda história é da dupla espanhola Abuli e Bernet. Conta a história de um gângster (?) de Nova Iorque, que começou a vida de imigrante italiano na 'Big Apple' como engraxate. Tem um bom roteiro e um ambiente que evoca Will Eisner...


A história seguinte é de um dos personagens "hits" dos anos 80-90 que eu menos gosto (na verdade, desgosto), Geraldão, do Glauco, em 'Milagre! Geraldão vai pra cama'.
Geraldão e sua vizinha

A história central é mais charge que HQ. Um cego (Odilon, de Alcy) elogia a solidariedade humana em meio a vários exemplos de corrupção humana. Se essa charge fosse publicada hoje levaria bomba, pois critica travestis e homossexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário