Algumas tirinhas apareceram exclusivamente na versão "diária", como é o caso de Beco Americano (páginas 10 e 11).
Eu não consegui informações adicionais sobre a tirinha e seu autor, Don Wilder (direitos de Chicago Tribune?).
Beco Americano |
Mãe! (ou Mãi...ê!, na revista Patota), de Mell Lazarus (Creators Syndicate), aparece nas páginas 20 e 21. Procurei muito, mas não achei o nome do amigo do Francis...
Mãe! (ou Mãi...ê!) |
Agente Secreto X-9 (King Features Syndicate), é uma história longa, que aparece entre as páginas 9 e 21. Essa foi desenhada por Al Williamson e, ao que parece, escrita por Archie Goodwin (não marquei, pois não aparece o crédito na revista...).
Nessa história, X-9 (o agente Secreto Phil Corrigan), se envolve na vingança de um antigo inimigo, Corbeau, que tenta destruir a Tríade (organização criminosa internacional), já que perdeu uma disputa interna com Lucian Omar. X-9 deve impedir a aliança entre a Tríade e o Sindicato Americano do Crime. Nessa luta, contará com a inestimável colaboração da Condessa Michelin, que busca aventuras, mesmo se expondo à grandes riscos.
Referências a lugares:
Ocean Head Hospital (hospital fictício), Rangoon (uma da principais cidades de Myanmar, país entre a Índia e a China, antigamente conhecida como Birmânia), Ilha de Sumarkan, um país fictício, muito corrupto que serve de base para a organização "Tríade".
Carros que aparecem na história "A Tríade e o Sindicato" |
A próxima história é muito bacana. É Rififi, de Guy Sajer (ou Guy Mouminoux e vários pseudônimos), que lembra muito as histórias do "Louco" do Maurício de Souza. A história do autor vale um comentário à parte: ele é francês, mas na segunda guerra lutou, depois da invasão da França, ao lado da Alemanha (sua mãe era alemã). Também teve alguma participação no jornal satírico "Chalie Hebdo" (mas eu não achei o período).
Rififi (acho eu) é um passarinho que tenta resolver uma briga entre o pato Renê e o Perdiz Joãozinho e, para isso chama o cachorro (?) Medor, que faz às vezes de policial e começa a exigir o cumprimento das leis de trânsito (como se as aves fossem automóveis). Rififi acaba sendo obrigado a comprar "itens de segurança" com o gambá (?) Soneca, que cobra inclusive 58% de T.S.M.V. (Taxa sem motivo válido), além de oferecer uma fórmula para o "seguro obrigatório": "assegure-se sempre da minha elevada consideração".
Da História a seguir, não encontrei coisa alguma. Não faço ideia do autor, origem, se o(s) personagem (ns) é (são) recorrente(s), se há relação com algum sindicato distribuidor, etc. Se alguém souber alguma coisa, por favor deixe um comentário!
Cartolinha |
Nenhum comentário:
Postar um comentário