sábado, 1 de outubro de 2016

Uma história de Sarajevo - Joe Sacco


"Uma história de Sarajevo", escrita e desenhada por Joe Sacco (publicada, no Brasil, pela Conrad em 2005) conta a história de Neven, um bósnio, de origem sérvia, mas que na guerra da Bósnia, lutou ao lado dos bósnios e do próprio Joe Sacco em sua aventura ao conviver com Nevem.
O enredo é daqueles que fazem uma troca constante no tempo em que a narrativa acontece. Há três momentos intercalados várias vezes: 2001, quando Joe Sacco volta a Sarajevo para reencontrar Neven e arrumar material para escrever esta obra, 1995, quando Joe encontrou Neven pela primeira vez, quando pesquisava para escrever "Gorazde, A guerra na Bósnia Oriental" e 1991/1992 que trata das memórias narradas por Neven.



Depois da guerra (ou já no fim dela, quando foi ferido e "convidado" a não fazer mais parte da milícia em que atuava), Neven era um "faz tudo" que durante algum tampo viveu como guia de jornalistas estrangeiros que cobriam a Guerra da Bósnia. Neven frequentemente ficava no saguão de hotéis à espera de algum estrangeiro que quisesse contar com seus serviços


Durante a guerra, Neven foi soldado de uma milícia independente, dentre várias que existiam, liderada por Ismet Bajramovic.

Aka é um acrônimo para "Also Know As" ("conhecido como", em português). As pronúncias aproximadas são "Tchelo" (Celo),~"Tsa-tso" (Caco) e "Iuka" (Juka).





Nenhum comentário:

Postar um comentário