Minha primeira postagem a respeito de algum personagem de Maurício de Souza, então vamos a alguma considerações iniciais...
Várias são as obras em que o criador é apontado, mas o redator e o desenhista de cada volume são identificados de forma muito clara, noutras, entretanto isso não acontece. Principalmente quando o traço (o estilo do desenhista original) é mantido a todo custo. São os casos de quase todos os gibis que não são de heróis (Turma da Mônica, Disney, Recruta Zero, Luluzinha, etc.). Então não é possível saber, observando o volume lido, quem foram os redatores e os desenhistas dessa HQ, por isso vou identificar como sendo o Maurício de Sousa.
Sobre a história: Não gostei. É enciclopédica demais. O personagem retratado não atua. A HQ é fundamentada na narrativa de um personagem que não age, tal qual faz qualquer aluno do ensino fundamental quando precisa produzir uma HQ... Além disso há muitos personagens que são citados sem que sua contribuição seja entendida e a ideia da evolução não recebe nenhuma explicação que possibilite a quem não conhecia a teoria antes formar uma ideia racional. Parece que se diz algo como "Acredite e pronto". Mas quem sabe esse não seja um primeiro pequeno estímulo para que aquele que não conhece pesquisar um pouco mais? É, no fim, poderia ser melhor, mas qualquer ação no sentido de encaminhar a compreensão sobre o mundo um passo à frente, é válido.
Personagens da Turma da mata que servem como "cicerones" da narrativa |
Darwin, Edmonstone e HMS Beagle no traço característico de Maurício de Sousa |
Personagens reais de história de Charles Darwin, num traço mais "realista" do que o tradicional de Maurício de Sousa |